quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CENIPA alerta passageiros para perigo no aeroporto de Rio Branco

Dos 2.180 metros de pistas apenas 1.586 estão em razoáveis condições de uso, fato que obrigou as empresas aéreas nacionais a diminuírem a quantidade de passageiros.

O assunto é grave. Desde o dia 22 de dezembro até 15 de março de 2011 o aeroporto de Rio Branco operará sob severas restrições.

De acordo com o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), em função das péssimas condições do aeródromo de Rio Branco, o número de ¨arremetidas¨ nas tentativas de pousos dos Boeing é proporcionalmente maior que em Congonhas, em São Paulo.

De terça a quinta-feira, sábado e domingo quaisquer procedimentos de pousos e decolagens estão proibidos entre 5:30 e 11:00h.

Segunda e sexta a pista é interditada de 16:00 às 22:00h.

Nestes dois dias a liberação no período da manhã é para atender exclusivamente ao voo internacional da Star Peru.


Dos 2.180 metros de pistas apenas 1.586 estão em razoáveis condições de uso
Dos 2.180 metros de pistas apenas 1.586 estão em razoáveis condições de uso

O motivo são as vagarosas intervenções que estão sendo realizadas para recuperar o asfalto desgastado e perigoso, cuja manutenção deveria ter ocorrido durante o verão.

Dos 2.180 metros de pistas apenas 1.586 estão em razoáveis condições de uso, fato que obrigou as empresas aéreas nacionais a diminuírem a quantidade de passageiros embarcados e, conseqüentemente, a aumentarem o preço das passagens.

As restrições também implicaram na redução dos voos das empresas locais para os municípios.

Segundo um experiente comandante de uma empresa regional, com o fácil e freqüente descolamento de fragmentos de massa asfáltica do solo e as probabilidades destes serem sugados por uma das turbinas ou ocasionarem o estouramento de pneus, a não ocorrência de uma tragédia com dimensões imensuráveis é uma questão de sorte ou de tempo.

Vale lembrar que nos horários de voos da empresa peruana Star Peru o aeroporto é temporariamente enquadrado como de ¨catiguria¨ internacional.




Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário