quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fim de ano aumenta o stress em 75%, diz estudo

Nesta época, o nível de estresse aumenta 75%, fato comprovado por uma pesquisa feita em Porto Alegre e São Paulo. Os motivos? “Tem que fazer compras, gasta dinheiro que a gente sabe que não tem. É muita gente, muito movimento”, aponta a fisioterapeuta Priscilla Robles.

Ana Maria Rossi, psicóloga especialista em estresse, coordenou a pesquisa e vê outras razões. “As pessoas estão avaliando seu ano e estão planejando o ano seguinte. Elas confraternizam com pessoas que até elas não gostam, muitas vezes odeiam, mas elas têm que simular”, disse.

“As pessoas muitas vezes dormem menos . Com isso, elas ficam mais irritadas, mais impacientes e muitas vezes elas ficam muito iradas, mais agressivas”, destacou a psicóloga Ana Maria Rossi.

Numa retrospectiva de flagrantes de violência, coincidência ou não, todos aconteceram em dezembro. Em 2003, houve uma briga de camelôs no Centro de São Paulo; em 2006, nervos à flor da pele no aeroporto. Em 2007, uma batidinha leve vira selvageria, com chutes na porta do carro e risco na lataria. Os agressores não respeitam nem uma grávida, que pede calma. Em mais um chute e a porta atinge a barriga.

“Muitas vezes, as pessoas vão colecionando durante o ano frustrações e ressentimentos. Nessa época do ano, por ser uma época emocional, parece que os nervos das pessoas ficam mais à flor da pele, ficam mais sensíveis”, apontou Rossi.

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel:9977-6454

Nenhum comentário:

Postar um comentário