quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Povo Katukina ganha carro da prefeitura de Cruzeiro do Sul

A chave do veículo que será usado no apoio a saúde indígena foi entregue pelo prefeito, Vagner Sales, ao líder Fernando Katukina. A caminhonete tipo Toyota Hilux foi comprada com os repasses mensais da saúde indígena.

Depois da construção do posto de saúde indígena que é considerado modelo para outros estados do Brasil, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul busca estruturar a unidade, e dar condições aos índios que tem suas terras localizadas às margens da BR-364. Na solenidade de entrega do veículo, esteve presente o prefeito Vagner Sales, a secretária de saúde, Léia Oliveira, José Armando chefe do pólo de saúde indígena da Funasa e alguns vereadores que apóiam a administração municipal.

Um dos líderes do povo, Orlando Katukina, que também trabalha na saúde indígena, diz que a aquisição do veículo será fundamental, tanto para o apoio da equipe de saúde em visitas domiciliares, como para a remoção de pacientes com problemas mais graves para o Hospital de Cruzeiro do Sul, distante cerca de 70 quilômetros da terra indígena.

O prefeito Vagner Sales, lembra que o posto de saúde inaugurado em abril desse ano, para servir a comunidade Katukina é considerado modelo para o país, quando se trata de saúde indígena, segundo avaliação de diversos profissionais da área com experiência em âmbito nacional. A unidade conta com consultórios médicos, gabinete odontológico, farmácia, sala de vacinação e toda uma estrutura com enfermeiros 24 horas por dia e médico toda semana.

“Estamos cumprindo com o nosso papel de administrar para todos de forma igual. Não adianta governar uma cidade apenas para a área urbana, temos que trabalhar em todas as áreas. Nas administrações passadas esses índios ficavam abandonados. O Governo Federal mandava os recursos e eles eram desperdiçados sem atingir a finalidade. Depois de dois anos que assumimos, já estamos vendo o resultado”, comenta o prefeito.

Com a construção da unidade de saúde, aquisição de equipamentos e do veículo, os investimentos na Terra Índigena Katukina já superam os R$ 500 mil. Os próximos investimentos na comunidade, segundo o prefeito, serão voltados para o cultivo de plantas com poder medicinais em uma área escolhida pelos índios nos fundos da unidade de saúde. A intenção é fomentar a cultura Katukina e criar uma farmácia com remédios naturais, a partir do conhecimento indígena sobre o poder de cura das plantas.

vanger_indio_carro29

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel:9977-6454

Nenhum comentário:

Postar um comentário