quinta-feira, 31 de março de 2011

Eu Sou Diferente, Por Isso Sou Igual a Você

Dirigido pelo cineasta Bruno Saglia e sua assessora Marlúcia Farias que é produtora cultural, esse será lançado em maio, o filme que promete emocionar o público, mostra os bastidores de um projeto cultural onde trinta jovens portadores de necessidades especiais vivenciaram experiências artisticas até o momento que subiram pela primeira vez num palco onde estreiaram um espetáculo de teatro. O objetivo é revelar as transformações que resultaram em cada participante através da arte, com participação do artista Renato Sorriso o gari carioca que ficou famoso por suas perfomances no carnaval carioca.

25 Jovens portadores de deficiências neurológicas tiveram uma oportunidade que mudaria para sempre as suas vidas “A Arte”

Em 2009/2010 o projeto Integração cultural é 10 teve sua primeira edição através de um edital da Casa da Moeda do Brasil, que aconteceu no período de Setembro de 2009 à Março de 2010, voltado à inclusão de portadores de deficiências físicas, neurológicas e surdez no mercado cultural, através de oficinas e aulas práticas com a montagem de um espetáculo no final.

Todos os vinte e cinco participantes moradores de comunidades carentes no Rio de Janeiro foram integrados a uma programação especial através das artes cênicas, comunicação, integração sociocultural e desenvolvimento intelectual. E pela primeira vez eles subiram num palco e estrearam o Espetáculo Alice Na Cidade Pedra e O Coração de Diamante, no Teatro Raul Cortez no Rio de Janeiro. Muitas pessoas que estavam na platéia, descrentes após a apresentação, quiseram conhecer os atores de perto, porque não acreditavam que realmente eram portadores de alguma deficiência, mediante o desempenho que eles apresentaram, em meio a trocas de figurinos, marcações de luz, músicas e cenários.

Com o término do contrato com a Casa da Moeda do Brasil, o cineasta Bruno Saglia e sua assessora e Produtora Marlúcia Farias que também é professora de LIBRAS decidiram dar seguimento ao projeto, mesmo sem a continuidade de um patrocínio financeiro. Com o apoio da Secretária de Cultura do Rio de Janeiro que cedeu uma pauta no Centro de Artes Calouste Guilbekian para a a realização das atividades em dezembro de 2010 o projeto Integração cultural é 10 completou com sucesso seu primeiro ano, e o espetáculo Alice na Cidade de Pedra e o Coração de Diamante, interpretado pelos jovens fez uma temporada no Teatro Gonzaguinha e também foi apresentado no auditório da UNISUAM no Rio de Janeiro, em 2011 ele entra no circuito das lonas culturais cariocas.

Nesta primeira temporada do projeto nasceu o documentário “Eu Sou Diferente, Por Isso Sou Igual a Você” Que registrou todos os momentos desde a chegada destes jovens no projeto, quando alguns deles nem o nome e a idade sabiam ou ficavam confusos quando eram perguntados, e de como nitidamente enfrentavam o limite da comunicação, de vido as suas deficiências e a forma como eram tratadas.

O processo de ensaios, os momentos exclusivos dos exercícios mostram as dificuldades e a superação desses meninos e meninas que durante a montagem do espetáculo revelou o universo criativo e de compreensão onde passaram a descobrir um mundo cheio de possibilidades. As entrevistas individuais tanto com os participantes como as declarações dos pais revelam e emocionam quando os resultados e as transformações no dia-a-dia de cada um são apontados. O cineasta Bruno Saglia que assinou a direção artística do projeto com a produtora Marlúcia Farias conta qual foi à metodologia que precisou utilizar para conquistar a confiança desses jovens, e surpreende, “Eu queria ser aceito por eles, fazer parte dessa tribo”

O documentário ainda contou coma participação do Gari Renato Sorriso, com a entrevista do Doutor João Gonçalves Barbosa Neto do Instituto Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro.

Assessora de Imprensa
Marlúcia Farias
(21) 9896 5334

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857
MSN:
noticiaefatos@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário