quarta-feira, 27 de abril de 2011

Prefeitura de Cruzeiro do Sul retoma mecanização de terra

czs_mecaniza_27

Prefeito Vagner Sales exige agilidade no trabalho que nos últimos dois anos, se tornou alternativa para os produtores que já não podem mais desmatar. Mecanização tem resultado também num aumento da produção de frutas e legumes.

Cinco tratores de grande porte já foram distribuídos pela Secretaria de Agricultura, para atender as comunidades rurais de Cruzeiro do Sul. A prioridade nesse intervalo de transição entre inverno e verão é mecanizar as áreas de quem produz melancia e feijão, já que o plantio desses produtos acontece justamente nesse período. Na sequência serão preparadas as áreas para o plantio de mandioca, cultura predominante em Cruzeiro do Sul.

O prefeito Vagner Sales diz que a administração tem se esforçado para ampliar o serviço de aragem de terra, atingido o maior número possível de agricultores. Segundo ele, muitos produtores rurais de Cruzeiro do Sul ainda dispõem de grandes áreas de terra, mas esbarram na legislação ambiental que impede o método tradicional de desmate e queima. “Temos que ser ágil para não deixar que os nossos colonos venham desanimar diante das exigências ambientais.

Para isso, temos que oferecer alternativas para recuperar o solo degradado e torná-lo mais produtivo”, diz o prefeito.

Em 2009 no começo da administração, com poucos tratores em condições de funcionamento, foram mecanizadas 490 hectares de terra, no ano seguinte essa quantidade mais que triplicou, passando para 1.490 hectares. Nesse verão o município quer atingir uma área ainda maior.

Paralelo a isso, segundo Erni Dombroswski, secretário municipal de agricultura, existe o trabalho em pequenas áreas com os micro-tratores, recuperando o solo para o plantio de hortaliças e legumes, inclusive em escolas e entidades filantrópicas.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura, a mecanização tem resultado num aumento da produção não apenas de farinha, mas de frutas e legumes como: melancia, abacaxi, jerimum, hortaliças, entre outros.

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857
MSN:
noticiaefatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário