sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Confira dicas para as provas do Enem

enem_prova

Cerca de 5,3 milhões de estudantes de todo o Brasil vão fazer, neste sábado (22) e domingo (23), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O exame é utilizado como forma de acesso às universidades públicas, ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para ajudar os candidatos antes, durante e depois da prova, vai algumas dicas.

Horário das provas

Fique atento! As provas do Enem começam às 13 horas no horário de Brasília, que segue o horário de verão. Portanto, em Rio Branco (Acre) e nos outros municípios acreanos o exame começa às 11 horas. Os portões de acesso abrem uma hora antes – às 10 horas da manhã.

No sábado (22), os candidatos terão 4h30min para realizar as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no domingo (23), as provas serão de Linguagens e Códigos, Redação e Matemática, com duração de 5h30min.

Locais das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, recomenda ao candidato olhar com antecedência, no site do instituto, o endereço do local de prova para o qual foi designado. A dica é chegar com pelo menos uma hora de antecedência. (LOCAIS DE PROVAS)

Mudanças de local

Candidatos de Fortaleza e de São Gonçalo do Amarante devem ter atenção redobrada. O Inep anunciou, nesta quarta-feira (19), mudanças de alguns locais de prova. O motivo, segundo a nota enviada, é por as escolas não oferecerem condições favoráveis à realização do exame.

De acordo com o Inep, os candidatos que foram afetados pela mudança de local estão sendo comunicados por telefone e mensagens de texto desde a última sexta-feira (14). A consulta aos novos locais de provas também pode ser feita no site do Inep.

Documentos necessários

Para realizar a prova do Enem, de acordo com as regras estabelecidas pelo Inep, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Se o candidato tiver perdido o documento, deve apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) com data de, no máximo, 90 dias anterior.

Veja quais os documentos aceitos pelo Inep:

- Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Materiais permitidos

De acordo com o regulamento do Enem, o único material que o candidato pode levar para a prova é caneta esferográfica de tinta preta, que seja fabricada em material transparente. O uso de caneta de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira terão de ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e guardada em baixo da carteira. Caso o candidato insista em usar esses materiais, ele poderá ser eliminado do exame.

Atenção com o caderno de provas!

Antes de iniciar o exame, o candidato deve verificar se o caderno de provas contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas dele. Além disso, o participante deve marcar a opção correspondente à cor da capa do caderno e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa do caderno de questões.

Dicas para a Redação

A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

Para não zerar a redação, o candidato não pode escrever menos que 8 linhas. Caso contrário, será considerado erro de “Texto Insuficiente”. Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões também são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Prova de língua estrangeira

O candidato deve ficar atento para responder as questões da mesma prova de língua estrangeira que escolheu no momento da inscrição. O Inep lembra que não é permitido trocar a opção feita na inscrição no momento da prova.

Resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Ou seja, até no máximo quarta-feira (26).

Quanto aos resultados individuais, os participantes poderão acessá-los a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Caso candidato ainda tenha alguma dúvida sobre as provas pode ligar para o número 0800.616161.

angadeiroonline

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857
MSN:
noticiaefatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário