sexta-feira, 16 de março de 2012

Guias turísticos devem valorizar estádios brasileiros

É bem comum guias turísticos da Europa ressaltarem a importância histórica e também informar sobre visitas guiadas e serviços dos principais estádios de futebol do continente. Bem estruturados, eles são realmente ótimas atrações turísticas.
No Brasil, pela importância do esporte, a prática é ainda bastante tímida. Pode ser que com o surgimento de novas e renovadas arenas no país, esse quadro mude. O potencial é imenso.
O guia de Londres, por exemplo, da Time Out, um dos mais completos sobre a megalópoles, relaciona nada mais nada menos que 5 estádios da capital inglesa com visitação. Além disso, indica como adquirir ingresso para jogos de 12 equipes da capital inglesa, além de outras informações diversas sobre os clubes.
Já o guia de Amsterdam, também da Time Out, ressalta a arena do Ajax, principal time do país. O texto vem acompanhado de foto e tudo. Para completar, dedica um Box a explicar quem é o mascote do clube.
Os guias no Brasil ainda tratam timidamente sobre os estádios brasileiros e dos clubes de futebol, apesar de suas importâncias históricas no contexto das cidades e do próprio país. Por vezes nem foto aparece. O fato de alguns deles serem abertos à visitação, de terem um museu atrelado ou oferecer serviço específico, não o credenciam a aparecer com destaque nesse tipo de publicação.
Trata-se de um campo imenso a ser explorado em uma modalidade de turismo que já é rotina na Europa. É claro que nossos estádios ainda não são hoje dignos de atrair hordas de pessoas para conhecê-los, principalmente para quem vem de longe e tem pouco tempo para rodar o país.
No entanto, isso deve mudar quando todas as arenas em obras hoje ficarem prontas pelo Brasil afora. Muitas delas, inclusive, prometem atividades 365 dias ao ano para atrair justamente esse público além das partidas de futebol. Serviços diversos, como restaurantes, museus, visitas guiadas as dependências e eventos fora do âmbito do gramado podem ajudar a esses lugares a serem atrações turísticas permanentes.
Outros que não estão sofrendo intervenção por conta do Mundial ou novos investimentos para melhoria de estrutura, devem também ficar atentos a essa oportunidade de se apresentar ao público por meio de guias turísticos. Uma das ótimas opções de restaurante português em São Paulo fica dentro do complexo do estádio Canindé, que pertence a Portuguesa. Tem show de fado e tudo. Chama-se Cais do Porto Taberna. Você sabia disso?

Manoel Façanha 

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857
 

MSN: noticiaefatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário