domingo, 17 de junho de 2012

Pium Fotoclube promove II Ciclo de Formação em Fotografia em julho

O Pium Fotoclube dá continuidade ao projeto de fortalecer a fotografia no Estado e realiza em julho o II Ciclo de Formação em Fotografia, com o fotógrafo carioca João Hipper, que ministrará o “Workshop de Fotografia Humanista – Bem Querer”.

A proposta profissional do fotógrafo João Roberto Ripper é colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos com o intuito de lutar por essa igualdade. Em seu livro “Imagens Humanas” ele retrata em 195 fotos o cotidiano duro e belo de camponeses, trabalhadores em situação de escravidão, povos indígenas, moradores de favelas, ribeirinhos, assentados, quilombolas e tantos outros brasileiros, cujas imagens se traduzem em densos depoimentos visuais de suas histórias.

Na oficina, Ripper irá abordar a comunicação e a fotografia como direito humano fundamental, falará sobre o processo de estigmatização e marginalização dos moradores das favelas e demais espaços populares, apresentará trabalhos de fotógrafos humanistas como Cartier Bresson, Eugene Smith, Sebastião Salgado, além de outros assuntos relacionados ao tema.

Para garantir a maior participação do público – já que na edição passada a procura foi grande - a oficina terá duas turmas, com 20 vagas cada e em dias e horários diferentes. A Turma I acontece no período de 2 a 7 de julho, das 19h às 21h (segunda a sexta) e das 15h às 20h no sábado. Já a Turma II será na semana seguinte, dos dias 9 a 14 de julho, das 15h às 18h (segunda a sexta) e das 15h às 20h no sábado.

As inscrições podem ser feitas na Biblioteca da Floresta entre os dias 25 e 29 de junho, no período de 16 às 19h. O investimento é de R$100 (à vista, no ato a inscrição) e o participante deve ter mais de 18 anos.

Em janeiro deste ano o Pium Fotoclube promoveu o I Ciclo de Formação em Fotografia com o fotógrafo de Belém, Miguel Chikaoka. A oficina abordou o processo fotográfico desde sua forma artesanal até a Era digital. Este evento deu início ao projeto do fotoclube de capacitar os profissionais que atuam no Acre e aproximar cada vez mais os amantes da fotografia.

O II Ciclo de Formação em Fotografia é uma realização do Pium Fotoclube e Biblioteca da Floresta e é financiado pelo Governo do Povo do Acre por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM).

Serviço
O que?
II Ciclo de Formação em Fotografia - “Workshop de Fotografia Humanista – Bem Querer” com João Hipper
Quando?
Turma I – 2 a 7 de julho – 19h às 21h (segunda a sexta) e 15h às 20h (sábado)
Turma II - 9 a 14 de julho - das 15h às 18h (segunda a sexta) e 15h às (sábado)

Inscrições:
Na Biblioteca da Floresta, no período de 25 a 29 de junho, das 16 às 19h
Investimento: R$100

Nenhum comentário:

Postar um comentário