sábado, 30 de junho de 2012

Prefeitura realiza quarta Feira de Saúde no bairro Preventório

O Educandário Santa Margarida, no bairro Preventório, foi palco paras as atividades da quarta Feira de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conta com um calendário para o ano todo - de maio a novembro - num total de 14 eventos previstos para 2012. Nas três primeiras Feiras de Saúde já foram realizados mais de 18 mil atendimentos na Capital.

“O evento constitui um importante trabalho de conscientização e também de aproximação da comunidade a serviços básicos de saúde, de consulta e de medicação disponíveis no próprio bairro onde as pessoas vivem. A Feira é um grande espaço democrático”, salientou o prefeito em exercício, Ricardo Araújo.
Durante todo o dia, duas centenas de profissionais realizam atendimento no Educandário Santa Margarida com dezenas de serviços médicos disponíveis.  O atendimento começou às 8 horas com previsão de encerramento às 17h.

Em 2012 já foram realizadas três Feiras de Saúde. A primeira, ocorrida no bairro Seis de Agosto, com 6.378 atendimentos; a segunda, nas Placas, fez 6.557 procedimentos e a terceira levou atendimentos aos moradores da Vila Albert Sampaio, na BR 364, contando com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde do segmento Souza Araújo, formado por um batalhão de cerca de duzentos profissionais que realizaram diversos procedimentos a partir de uma solicitação da associação que representa o bairro.

Com as feiras, as demandas dos módulos de saúde  e os profissionais ficam mais próximos da comunidade.  As feiras de saúde são uma realização da  Prefeitura de Rio Branco através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde. Em 2011, as feiras de saúde ocorreram simultaneamente às pré-conferências regionais de saúde e, devido, ao grande sucesso de público e participação dos profissionais da Semsa e seus parceiros, a população não parou mais de pedir novas feiras.

Mais de 40 mil atendimentos em 2011
No ano passado, nada menos que 40 mil pessoas foram atendidas nessas feiras. Além das atividades em saúde, várias outras ações de lazer e informação foram disponibilizadas para a população.

O Hospital Souza Araújo, especializado no tratamento da hanseníase,   levou várias de   suas atividades para a  feira,  juntamente com   áreas técnicas da Semsa  na realização de vários exames e procedimentos: PCCU, teste hanseníase, HIV,  hepatite, glicemia, informação sobre métodos contraceptivos, saúde bucal, informação DST/Aids, orientação sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial,  todas as vacinas, confecção do Cartão SUS, tabagismo, acompanhamento do Bolsa Família, tratamento dentário,   informação sobre combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, leishmaniose, zoonoses. Participaram também organismos como Ouvidoria, Humanização, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Popular de Saúde (COPS).

Serviços foram ampliados
A Feira de Saúde é um conjunto de ações de prevenção,  consultas e exames laboratoriais e prestação de serviços ligados ao desenvolvimento social e cidadania, como a atualização do cadastro no programa Bolsa Família. Enfermeiros, pediatras, clínico-gerais e ginecologistas realizam as consultas. Os pacientes recebem inclusive prescrição de remédio e podem pegar os medicamentos na farmácia da feira ou do centro de saúde. Se necessário, o interessado pode agendar consulta no Hospital das Clínicas, a unidade de alta complexidade do Acre.

A Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades)  tem um vínculo muito importante com a Feira de Saúde: em praticamente todas as edições de 2011  suas 26 organizações associadas estiveram presentes.

A Cades é uma entidade sem fins lucrativos que representa 25 entidades, todas relacionadas a área de saúde. Articula e promove o fortalecimento do seu trabalho, trazendo troca de experiência e objetivando a defesa de uma política igualitária. Além disso, a Uninorte e a Ufac instalaram stands com informações sobre nutrição e bem-estar.

Da Prefeitura

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857
 

MSN: noticiaefatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário