quinta-feira, 19 de julho de 2012

MPE/AC é homenageado por cumprir Meta 2

O Ministério Público do Estado do Acre (MPE/AC) foi homenageado nesta quinta-feira, 19, por atingir a meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública.
O estado cumpriu a meta de concluir inquéritos e procedimentos que investigam homicídios dolosos instaurados até 31 de dezembro de 2007. O Acre ficou em 4º lugar entre os seis estados brasileiros que cumpriram a Meta.
O Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), entidade ligada ao Ministério da Justiça, homenageou hoje o MPE numa cerimônia que contou com a presença de várias autoridades do estado.
O Acre recebeu o reconhecimento pelo cumprimento da Meta 2, em concluir todos os inquéritos e procedimentos que investigam homicídios dolosos, instaurados até 31 de dezembro de 2007.
Dos 143 inquéritos concluídos, mais de 50% dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio foram elucidados.
“Pra gente é uma honra receber essa homenagem. É o reconhecimento do trabalho desenvolvido há muito tempo e que foi coroado agora”, disse a procuradora Geral de Justiça, Patrícia Rego.
O Acre é um dos cinco estados onde proporcionalmente há o maior índice de elucidação entre o número de denúncias oferecidas e o número de inquéritos finalizados.
O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) foi representado pela conselheira Taís Ferraz, que certificou o MPE pelo cumprimento da Meta.
Uma das missões do conselho é implementar ações para agilizar e dar maior efetividade à investigação, à denúncia e ao julgamento de homicídio. “Proporcionalmente, o Brasil é o 19º país do mundo em número de homicídios para cada 100 mil habitantes e a responsabilidade do estado deve ser rápida na resolução para inibir novos crimes”, destacou a conselheira.
Para o governador Tião Viana, o reconhecimento nacional enaltece o trabalho da segurança pública do estado, mas deve ser recebido com humildade. “A humildade é importante para avançarmos e chegarmos mais perto da comunidade que precisa da segurança”, disse o governador.

Gislaine Vidal

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857
 

MSN: noticiaefatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário