quinta-feira, 19 de julho de 2012

Perpétua entrega a ministro Livro Branco da Defesa

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) entregou ao ministro Celso Amorim (Defesa), na terça-feira, o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN) – um documento de natureza pública, do mais alto nível, elaborado pelo Governo brasileiro para apresentar às comunidades nacional e internacional a sua visão no campo da Defesa Nacional. No ato solene, com a presença do senador José Sarney, presidente do Congresso Nacional, a parlamentar acreana, que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, reafirmou a importância do papel fiscalizador do Poder Legislativo, mas reconheceu a necessidade de mais recursos para garantir a proteção das fronteiras e dar suporte a políticas de soberania em todos os seus campos estratégicos.
Depois que foi modificado pela Lei Complementar 136, de 25 de agosto de 2010, o Livro Branco de Defesa Nacional deverá conter dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as Forças Armadas, abordando preceitos que vão desde o aparelhamento da FAB até o reforço de operações de paz e ajuda humanitária.
“Estamos diante do célebre dilema dos economistas: “Manteiga Canhão?”.É preciso definir, conforme as circunstâncias, as prioridades de maior relevância”, desacou em extensa entrevista concedida à Fundação Getúlio Vargas.
“Mesmo assim, no governo Lula, havendo continuidade nesse sentido no governo Dilma, as Forças Armadas e a produção industrial de material de defesa voltaram a ter a devida importância. Se mais não é feito, atribua-se isso, exclusivamente, aos parcos recursos que precisam atender ao Brasil e ao seu povo em um sem número de necessidades”, disse a deputada.
Perpétua lembra que a Defesa fará recomendações ao Livro Branco da Defesa, junto com as versões atualizadas da Política de Defesa Nacional e da Estratégia Nacional da Defesa, para a apreciação do Congresso Nacional.

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857
 

MSN: noticiaefatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário