sexta-feira, 20 de julho de 2012

Rio Branco poderá ter segundo turno pela primeira vez na história das Eleições

Rio Branco tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições municipais deste ano. A possibilidade, na verdade, existe desde as eleições de 2008, quando a cidade atingiu o mínimo necessário para a realização de segundo turno, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).


Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Pedro Ranzi, um segundo turno em Rio Branco seria um acontecimento histórico, porém, natural, já que o crescimento de eleitores tem sido elevado a cada ano em todo o Estado. Rio Branco, que possui o maior colégio eleitoral do Estado, obteve uma evolução de 4,2% do eleitorado em relação às eleições de 2010.



O segundo turno deve ser enfrentado pelos dois principais candidatos a prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PSDB) e Marcus Alexandre (PT). Última pesquisa realizada pela empresa Data Control e divulgada pelo Jornal A Tribuna, em 17 de maio, mostrou o tucano na frente.

De acordo com a pesquisa, o tucano possuia 23% na pesquisa espontânea e 44,6% na apresentação do cartão com os candidatos. Já o candidato da Frente Popular, Marcus Alexandre (PT), atingiu praticamente 10% na pesquisa espontânea e 16,2% na estimulada. A diferença menor que seu adversário entre a espontânea e a estimulada mostra que o voto está mais consolidado entre seus apoiadores. Como a campanha já começou, os números devem está aproximados tanto para mais quanto para menos.


Vale lembrar que o segundo turno é realizado caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno da eleição. Esta maioria é determinada quando um candidato vence determinada eleição com, pelo menos, metade do número de votos válidos mais um voto.


Concorrem no segundo turno apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado não tenha alcançado a maioria absoluta. Este sistema é utilizado nas eleições presidenciais, para governadores dos Estados e prefeitos das cidades com mais de 200 mil eleitores.



Alex Lima com informações do TRE

Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857
 

MSN: noticiaefatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário