domingo, 5 de agosto de 2012

ACRE: UM ESTADO GRAMPEADO



Fazer uso do telefone celular, ou fixo no Acre é sempre motivo de medo. O Estado dispõe do mesmo equipamento de escuta telefônica utilizado em grandes operações pelo Ministério da Justiça e a Policia Federal. Foram os petistas que adquiriram o aparelho israelense, antes nenhum grupo político se interessa pelas conversas alheias no Estado. Centenas de pessoas tiveram suas conversas ouvidas por arapongas, mas ninguém sabe até hoje qual o limite entre o abuso e a legalidade desse grampo. O pior é que governo regulamentou e normatizou a espionagem eletrônica. O que se sabe é que o assunto não é novidade para ninguém, o Acre é sim um Estado de muro baixo e muitos ouvidos, por isso vale de tudo para não ser pego.
Só para se ter uma ideia, o governador Tião Viana (PT/AC) assinou em novembro do ano passado um decreto que institui o Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Acre (Sispac). O sistema na verdade autorizava, normatizava o uso o software Guardião, adquirido em 2003, durante a gestão do governador petista Jorge Viana, e que tem capacidade de realizar escutas de 400 ligações telefônicas, ou, 3 mil linhas simultâneas.
O texto do decreto atenua dizendo que, o “controle do sistema de interceptação de sinais será feito pelo Poder Judiciário, pelo Ministério Público e pelo Comitê Deliberativo, assim como pelos respectivos Conselhos Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)”. Bem diferente do que vem ocorrendo atualmente.
O processo de aquisição do Sistema Guardião pelo governo estadual começou quando a Secretaria de Segurança era ocupada pelo ex-deputado federal Fernando Melo, um petista dissidente hoje candidato a prefeitura da capital do Estado pela oposição, mas que avalizou a compra. “O sistema permite interceptação e gravação simultânea de centenas de linhas telefônicas. É necessário que haja controle externo para se evitar que seja usado para fazer escutas políticas”, disse o ex-petista, Fernando Melo, naquela época.
A espionagem teve a tutela da União. O equipamento teve sua compra autorizada pelo Ministério da Justiça, por meio do convênio (486771/Siafi,) que repassou R$ 500 mil ao governo acreano com essa finalidade, e foi assinado pelo ex-governador hoje senador Jorge Viana (PT/AC), com publicação no Diário Oficial. Nos bastidores os petistas não escondem que grampeia o cidadão, ilegalmente, mas nunca admitiram em público. Sempre afirmaram que as escutas eram feitas apenas em operações policiais, com a finalidade de ajudar no combate ao narcotráfico e ao crime organizado.
“O governo não vai bisbilhotar ilegalmente a vida de nenhum cidadão. A legalidade do sistema será conferida pelo Judiciário e Ministério Público por meio de relatórios e até fisicamente. O nosso foco será o combate ao crime organizado e ao narcotráfico. O comitê terá controle apenas da aplicação da política de inteligência, dos resultados e do cumprimento aos direitos fundamentais, individuais e aos direitos humanos”, disse Secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, ex-superintendente da Polícia Federal no Acre.
ESTADO ADMITE ESPIONAGEM – Nesta semana, Tião Viana, assumiu publicamente que anda espionando seus homens de confiança, sem que eles saibam. E pediu suspensão dos telefones institucionais, conhecidos como “chapa branca”, pagos com dinheiro do contribuinte.
Viana disse que a medida se estenderia durante apenas o período eleitoral. Depois das eleições vai continuar monitorando sua equipe. Argumentou que a medida foi para evitar seus comissionados e secretários fossem interceptados em conversas comprometedoras e chegassem até a Justiça Eleitoral, e disse mais: “este é um sacrifício preventivo, mas que precisa ser feito. Todas as conversas nos telefones institucionais ficam gravadas e isso pode complicar a isenção do governo nas eleições. Portanto, para nos preservar, vamos providenciar todos estes alertas e cuidados”.
Foi a primeira vez que um chefe de Estado acreano assumiu responsabilidades sobre o tema, mas não disse que se ouve as conversas alheias de maneira legal, ou ilegal, e quem teria autorizado tamanha irresponsabilidade, com base em que? Tião deixou perplexo setores da imprensa, política e amedrontou ainda mais seu grupo de trabalho, que pensava que ninguém sabia o que eles falavam ao telefone. O mais intrigante nessa história toda é silêncio de dezenas de instituições e órgãos públicos que deveriam cobrar responsabilidades e respeito ao cidadão. Chega-se até a questionar: de que lado estão?
A central de escuta chegou a funcionar em numa sala do prédio do antigo Banco do Estado do Acre (Banacre) Também comentou–se que ficava no térreo de prédios da Secretária de Justiça e Segurança Pública em salas reservadas, com acompanhamento de PM´s, do Serviço de Inteligência e Reservado. Mas, o que se sabe é que estouram denúncias de que o PT (Partido dos Trabalhadores) estaria fazendo espionagem política.
Outro que conhece bem o sistema de escuta é o hoje deputado Walter Prado, que na época de Viana chegou a brigar com o coronel Collim pelo controle do “Guardião Espião”.
Em épocas de período eleitoral, o tema espionagem, assim como o mensalão que poderia respingar no ex-governador do Acre Jorge Viana, seria um debate propicio e oportuno para os adversários do PT, junto ao cidadão. Mas, misteriosamente, ambos apenas preferiram calar a boca. Restam duvidas ao eleitor: de que lado a “oposição” está?
OS ALVOS – Em novembro de 2007, o extinto jornal eletrônico Folha do Acre, publicou: “Governo do Acre usa grampo telefônico para vigiar adversários políticos”. Segundo o informativo eletrônico, as suspeitas de uso de grampo com fins políticos aumentaram após, o então procurador-chefe do Ministério Público do Acre, Edmar Monteiro Filho, revelar à imprensa local de que a Polícia Federal tinha em seu poder um CD com gravações do ex-deputado estadual Roberto Filho. Conversas inclusive que renderam ao ex-deputado, ao seu filho e à mulher dele, Lenice Barros, algumas semanas na cadeia. Nos diálogos captados, Filho estaria tramando o assassinato de várias pessoas, inclusive um juiz.
Na lista de algumas pessoas que foram grampeados estavam o ex-governador Orleir Cameli, o falecido professor José Mastrângelo, que era desafeto dos petitas. Além do advogado Ruy Duarte, o parlamentar Donald Fernandes, Luiz Calixto, ex-deputado estadual, hoje candidato a vice-prefeito da capital, e até o camarada aliado dos PT, líder do governo na Assembléia Legislativa Moisés Diniz (PCdoB/AC), teriam sido vitimas de espionagem, junto com Antônia Sales (PMDB/AC), deputada estadual.
A deputada federal Antônia Lúcia (PSC/AC) é campeã de grampos telefônicos. Ela foi vitima diversas vezes e continua sendo. Sua casa, gabinetes, e até telefones de seus assessores foram interceptados. A Polícia Federal grampeou o comitê eleitoral do PSDB no Acre na campanha eleitoral de 2010. As escutas telefônicas às quais o Estado teve acesso revelavam detalhes da campanha do candidato tucano ao governo, Tião Bocalon, como definição de agendas e requisição de material de propaganda. Até conversas com a coordenação nacional de José Serra à Presidência foram interceptadas.  Estranhamente Bocalom, nunca moveu uma ação judicial contra o Estado, e seus adversários, apenas silenciou para o caso.
Os opositores de Sebastião Viana dizem que basta apenas ser considerado um ativista político polêmico e contrário à política do Partido dos Trabalhadores e do Governo do Acre, para ser espionado e ter sua vida monitorada, passo a passo.
JORNALISTAS GRAMPEADOS – Os profissionais de imprensa acreanos perderam as contas de quantas vezes tiveram suas ligações interceptadas. O assunto sempre foi tratado como uma espécie de “alucinação” por colegas de profissão, poucos levam o tema tão a sério.
É difícil perceber se uma pessoa está sendo bisbilhotada durante suas conversas ao telefone, mas, sinais de ruídos, chiados, ou consumo rápido de bateria principalmente se o aparelho for novo, são indicativos. Mas, barulhos na linha também podem indicar problemas na operadora de telefonia que presta os serviços.
O jornalista Fábio Pontes disse ter sido vítima da arapongagem, e chegou a escrever sem sua página de relacionamento nas redes sociais. “Já são duas ligações com as minhas fontes interrompidas pelos arapongas. A Constituição nesse Estado é só para enfeitar a Biblioteca. A arapongagem palaciana tá forte neste ano. O guardião está operando na capacidade máxima. Tá impossível para os jornalistas trabalhar”, revelou Pontes.
O jornalista Antônio Stélio, caiu na arapuca de escutas. Outras vitimas foram os jornalista Ray Melo e Roberto Vaz. Ray, inclusive teve acesso a trechos das conversas, a partir de CD´s com os diálogos que chegaram as suas mãos. Ambos condenaram a postura do Estado, e a interferência nos meios de comunicação, de maneira ilegal e irresponsável.
O que pretende o Governo do Acre e o Partido dos Trabalhadores fazendo grampos telefônicos de jornalistas, políticos, empresários e até de seus companheiros?
Estariam essas pessoas enquadradas no grupo de integrantes do crime organizado, por que manter um equipamento como o Guardião, a disposição do Estado para fazer o que bem entende?
Qual o limite jurídico dessa rede de espionagem?
Respostas que as autoridades devem a sociedade pelo dano moral causado a tanta gente pelos atos ilegais e irresponsáveis.
FRANCISCO COSTA 


Alex Lima - Contatos: noticiaefatos@gmail.com
Twitter:@noticiaefatos
Cel: 9977-6454/9234-0590/8422-8857

MSN: noticiaefatos@gmail.com

8 comentários:

  1. Hі my lоνed one! I want to ѕау that thiѕ article iѕ aωesome, nice wгіtten
    and cοme with almoѕt all νital infoѕ.

    Ӏ ωoulԁ like to look eхtгa pοsts likе this .


    Нere is my website: Read the Full Guide
    my site :: visit the following webpage

    ResponderExcluir
  2. Thе sіxty day complimentаry trіal
    deliver iѕ a gooԁ selection, in the casе of the
    flex waistband.

    Also visit my wеb ѕite http://justindiary.com/profile/Donnie06S

    ResponderExcluir
  3. What's Happening i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively useful and it has aided me out loads. I'm hoρing
    to give a contгіbution & help different customers liκе its aiԁеd me.
    Gгeat job.

    Take a look at my page v2 Cigs review
    Also see my page :: click through the next website page

    ResponderExcluir
  4. I ѕimply couldn't go away your web site prior to suggesting that I extremely loved the usual info a person provide to your visitors? Is going to be back regularly to inspect new posts

    My weblog: http://www.nhatkybong.com/groups/silkn-sensepil-hair-removing-technique

    ResponderExcluir
  5. Wow! Fіnаlly I got a web sіte fгom ωherе
    I can асtuаlly take valuable datа concегning my study аnd knowledge.


    My ωebpage; v2 cig review

    ResponderExcluir
  6. Hello! I could hаve sworn I've been to this blog before but after browsing through some of the post I realized it's new to mе.
    Anyways, I'm definitely glad I found it and I'll be booκ-marking аnԁ
    checking bаcκ frequently!

    my webpage - http://hurtedlovers.com

    ResponderExcluir
  7. You do not have to commit hours at the health club or
    exert so considerably work and energy in doing work out just to be able to
    tone your muscles.

    My website ... http://www.articlefriendly.co.uk/

    ResponderExcluir
  8. Fortunately, EMS devices are not an very significant investment decision.

    The TENS device by now is not any unfamiliar technology.



    Here is my blog post ... flex Mini coupon

    ResponderExcluir