terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alunos premiados em olimpíada educativa do Acre viajam a Recife

porto-de-galinhas-passagens-aereas-hoteis-pacotes-3Entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro, seis estudantes do Ensino Médio da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, viajarão pela primeira vez para fora do estado. Os alunos da Escola Dom Henrique Ruth são os campeões da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE), realizada no segundo semestre de 2012, e ganharam uma viagem a Recife como parte da premiação.
A OjE é uma competição anual na qual os alunos formam equipes, junto com os professores, e participam de jogos digitais que abordam conteúdos dados em sala de aula, e respondem questões baseadas no padrão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com isso, os alunos usam positivamente a internet e o ambiente dos jogos eletrônicos, trabalhando em equipe, numa disputa com incentivo à pesquisa de conteúdos relevantes.
Apesar de ter sido criada em Recife, a partir de uma demanda da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, a OjE também já foi realizada no Rio de Janeiro e no Acre. O governo acreano adotou a OjE em 2011, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte. Em 2012, participaram da competição 18 municípios acreanos. Foram mais de cinco mil alunos e 237 equipes inscritas. Nos três estados juntos, desde 2008, a olimpíada já mobilizou cerca de 100 mil estudantes.
Na visita à capital pernambucana os jovens de Cruzeiro do Sul vão conhecer o Porto Digital, em especial a JoyStreet, empresa que opera a OjE, e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), uma das quatro organizações que formam a JoyStreet. “É uma proposta inovadora e que atende a necessidade de a escola fazer sentido para os alunos”, afirma h.d. Mabuse, consultor de design do C.E.S.A.R.
Os alunos têm entre 16 e 18 anos, e dois deles foram aprovados no vestibular na Universidade Federal do Acre (UFAC). “Os jogos têm a base simples, mas atraem muito a atenção e estimulam o raciocínio dos alunos”, comenta Andrei Damasceno do Vale, aprovado para o curso de Física na Universidade Federal do Acre (UFAC). “As questões me ajudaram, inclusive, a estudar para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Foi uma experiência nova e agora estou ansioso pela viagem a Recife”, finaliza.
A ideia da viagem como premiação é proporcionar experiência cultural e de lazer diferenciada, apresentar a empresa que produz a OjE e o ecossistema em que ela opera. “É uma oportunidade excelente para ampliar os horizontes da garotada. A cidade de Cruzeiro do Sul é distante dos principais centros do país e vir ao Recife, um dos grandes cenários hoje do Brasil, com uma visita orientada, combinando aspectos culturais, tecnológicos e de lazer, será uma experiência enriquecedora para esses jovens”, afirma Luciano Meira, doutor em Educação e consultor da OjE. Os estudantes vão conhecer ainda o sítio histórico de Olinda, o Instituto Ricardo Brennand e a praia de Porto de Galinhas.
Na visita ao Porto Digital, equipes do C.E.S.A.R vão explicar o trabalho do instituto e apresentar projetos e laboratórios. Alunos egressos do programa Núcleo Avançado em Educação (Nave), promovido pelo instituto de responsabilidade social da Oi em parceria com o C.E.S.A.R na Escola Técnica Cícero Dias, e que hoje trabalham no centro também vão conversar com os estudantes. Eles poderão trocar experiências e falar sobre como é trabalhar em um dos maiores institutos de inovação e tecnologia do país.

Da Assessoria OjE

Nenhum comentário:

Postar um comentário