quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Revitalização da cidade chega à Vila Ivonete


rotatoria2
Na rotatória da AABB, o trabalho paisagístico também está sendo realizado (Foto: Ascom/PMRB)
A revitalização de praças e rotatórias é uma atividade que está dentro da Ação de Inverno lançada no início do ano pelo prefeito Marcus Alexandre e levada a cabo pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e cuja finalidade é dar uma nova dinâmica à paisagem da cidade.


Ontem, a programação da Secretaria chegou à rotatória da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e hoje será realizada na segunda rotatória da Avenida Antônio da Rocha Viana, próximo à rua Otávio Rola, na Vila Ivonete. O trabalho da Semeia conta com o apoio importante da engenheira civil Gicélia Viana.

Na rotatória da AABB, o trabalho paisagístico está sendo realizado com uma flor que é chamada popularmente de “reloginho”. Gicélia explica que a opção por ela é devido ao fato de se adaptar bem ao clima amazônico, não necessitando de muita água para se desenvolver. “Ela cresce também no período da seca, por isso fizemos a opção por uma flor regional”, explica.

O trabalho de revitalização de praças e rotatórias da cidade é permanente, mas que nesse momento está sendo realizado pela Semeia, que tem as mudas. Num segundo momento, explica Gicélia, a prefeitura de Rio Branco, com o intuito de melhorar a paisagem da cidade, também irá trabalhar com associações e cooperativas de mulheres que irão ajudar a produzir as mudas.

De acordo com a secretária Silvia Brilhante, até o ano passado, esse trabalho era realizado pelo governo do Estado, mas que a partir de agora o prefeito Marcus Alexandre chamou a responsabilidade para a prefeitura. Além da manutenção dos parques, será realizada a manutenção das praças (num total de 80), além de todas as rotatórias.

Além da manutenção, Silvia Brilhante explica que está sendo feito também todo um trabalho de arborização. Por isso, três espécies de flores já foram selecionadas, que deverão se transformar em uma espécie de marca da administração. As flores que estarão em todos os parques e praças da cidade a partir de agora serão a avinca, o chumbinho e a flor do Guarujá.

“São flores que necessitam de pouca manutenção e já foram adaptadas ao clima da nossa região. Elas serão uma espécie de marca da gestão do prefeito Marcus Alexandre assim como as margaridas foram as marcas da gestão do ex-prefeito Jorge Viana”, afirma a secretária.

A revitalização das praças é um trabalho que está sendo intensificado durante o inverno em decorrência do período chuvoso, mas que deve seguir também durante todo o verão. “Nossa meta é fazer, a partir desse momento em que estamos assumindo a responsabilidade das praças e rotatórias, a manutenção pelo menos quatro vezes por ano”, disse.

Apenas as praças e rotatórias das avenidas Amadeo Barbosa e da Via Chico Mendes, além da Via Verde é que continuarão sob a responsabilidade do governo do Estado. “Mas o prefeito Marcus Alexandre já nos garantiu o aporte de recursos necessários para que possamos aumentar o número de trabalhadores para realizarmos esse trabalho”, explicou Silvia Brilhante.
 
Assessoria PMRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário