quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeitura entrega ônibus moderno para a APAE

Pref entrega onibus na APAE  Foto Marcos Vicentti  11
Veículo foi comprado através de emenda parlamentar (Foto: Divulgação)
O prefeito Marcus Alexandre participou nesta quinta-feira, 28, da entrega de um micro-ônibus modelo Volare, de 27 lugares e adaptado para o transporte de pessoa com deficiência destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rio Branco. O veículo foi comprado através de emenda parlamentar proposta junto ao Orçamento Geral da União pelo deputado Flaviano Melo. Parte dos recursos (R$170 mil) foram liberados pelo Programa Calha Norte do Ministério da Defesa com contrapartida (R$62 mil) da Prefeitura de Rio Branco através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS). O ato foi realizado na sede da associação com a presença de secretários municipais, representantes do Governo do Estado, o deputado Flaviano Melo; o presidente em exercício da APAE, Lázaro Barbosa, vereadores como o Líder do Prefeito na Câmara, Gabriel Forneck; Marcelo Macedo, Eliane Sinhasique, Roselane, Graça da Baixada e Fernando Morais, além de estudantes da unidade, professores, pais de alunos e ativi
stas dos direitos humanos. A Furiosa, a banda musical da Polícia Militar, animou o evento.


A APAE de Rio Branco foi fundada em 31 de julho de 1980, atendendo inicialmente seis alunos encaminhados pelo Centro de Ensino Especial Dom Bosco. O início dos atendimentos foi feito em uma casa de madeira cedida por um dos fundadores. Ali, a APAE funcionou até o ano de 1991, quando se mudou para a sede própria, na época inacabada, no Conjunto Esperança. Ao longo destes anos enfrentou muitas dificuldades, mas também logrou muitas vitórias. Hoje funciona em sede própria com 1.500 metros quadrados de área construída, em uma área total de 8.000 m² atendendo cerca de 250 alunos.

Marcus Alexandre agradeceu o esforço do deputado Flaviano Melo e se comprometeu em seguir trabalhando para melhorar as condições de atendimento na APAE, inclusive com a construção de uma quadra esportiva, reivindicação dos alunos. A APAE conta atualmente com laboratório de informática, serviço de fonoaudióloga, assistente social, psicóloga, oficina de artesanato e equitação, este realizado através de convênio com o Rancho Porta do Céu.

O presidente em exercício da associação disse que a chegada do ônibus tornou esse dia “muito mais especial” e o ex-presidente, Wellington Melo, se emocionou ao fazer um breve resgate da história da APAE. Melo citou o trabalho dos apoiadores, do ex-prefeito Raimundo Angelim e da ex-titular da SEMCAS, Estefânia Pontes, e vários outros que colaboraram pelo desenvolvimento da unidade. O aluno Rogério Santos falou em nome da comunidade e reiterou a necessidade de uma quadra esportiva. A vereadora Eliane Sinhasique, de seu lado, também se comprometeu em realizar esforços para a concretização de mais esse sonho.

Ao reconhecer o apoio de Flaviano Melo, o prefeito Marcus Alexandre citou também o trabalho de seu antecessor, Angelim, e das pessoas que atuam para melhorar Rio Branco. “É assim que construímos uma cidade feliz”, disse o prefeito que esteve pela primeira vez na APAE há dez anos na condição de engenheiro da Secretaria de Estado do Planejamento. “Vejam como Deus é bom: volto agora à APAE como prefeito para dar minha parcela de colaboração”. Ao final, as autoridades presentes, a secretária titular da SEMCA, Dôra Araújo, e os dirigentes da escola assinaram o termo de cessão e uso do micro-ônibus.
 
Assessoria PMRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário