segunda-feira, 4 de março de 2013

Atenção ao campo

A Associação dos Produtores Rurais do Barro Alto Renascer, localizada na rodovia estadual AC 90, a Transacreana, que compõe o cinturão verde do município de Rio Branco, reuniu seus associados neste domingo, 3, para definir juntamente com o secretário de Produção, Lourival Marques Filho ações a serem desenvolvidas na comunidade. O programa de Recuperação de Áreas Degradadas que leva mecanização para destoca e aragem é uma das ações a serem desenvolvidas.
Lourival1A comunidade do projeto de assenamento Barro Alto já é beneficiária de vários investimentos como a do Programa Luz Para Todos quando mais de 120 quilômetros compõem a rede de energia elétrica com ligações domiciliares beneficiando 447 famílias. Agora as lideranças locais solicitam a inserção em outros programas voltados para o fortalecimento da produção familiar. “A valorização da atividade agrícola com investimentos para a garantia da segurança alimentar é uma determinação do governador Tião Viana.”, garantiu Lourival Marques.
Na pauta também a participação dos produtores na comercialização da produção através do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. “O PAA tem provocado mudanças na vida das famílias dos agricultores familiares porque assegura uma renda mínima, uma complementação de renda” explica o secretário.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), oferece assistência técnica às associações de produtores na elaboração dos projetos e verificação de documentos. O programa, criado em 2003, adquire alimentos sem licitação por preços de referência praticados no mercado local até o valor limite de R$ 4,5 mil por ano para o agricultor familiar ou associação que se enquadre no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Terezinha Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário