sábado, 2 de março de 2013

Deputada Perpétua Almeida é recebida na fragata francesa durante passagem pelo Brasil

Acompanhada por empresários da indústria de defesa, a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), foi recebida nesta quinta-feira (28), no Porto do Rio de Janeiro, pelo Comandante da Fragata francesa multimissão (FREMM) “Aquitaine”, que utiliza uma das tecnologias mais avançadas do mundo, Capitão-de-Mar-e-Guerra, Benoît Rouvière. “Aquitaine” está incluída na proposta francesa que disputa a competição internacional para modernização da frota de superfície da Marinha brasileira. O Rio de Janeiro será a última parada da fragata que pretende visitar oito países.
Perpetua_mar
Segundo Perpétua Almeida, o objetivo da visita é acompanhar o processo de modernização da frota de navios brasileiros. “Devemos trabalhar para a construção de uma política nacional de defesa. Acredito que os franceses nos apresentam uma boa proposta de fragata. Mas é preciso que o Brasil avalie se atende às necessidades da Marinha e, especialmente, definir os critérios para a transferência de tecnologia. E, paralela à compra desse tipo de navio, devemos incentivar projetos científicos e brasileiros nesta área”.
A Fragata francesa conta com 96 tripulantes e oferece sistemas avançados de defesa e ataque. É armada de oito mísseis antinavios Exocet MM4, 16 mísseis antiaéreos Aster, 16 mísseis de cruzeiro Naval (versão Aquitaine), um canhão de 76 mm, dois canhões operados à distância de 20mm, quatro metralhadoras de 12.7 mm, 19 torpedos MU90 e um helicóptero de combate NH90. Os franceses já participam de dois grandes projetos militares no Brasil: a construção de 50 helicópteros EC-725 Super Cougar e do projeto dos submarinos convencionais e nuclear que inclui transferência de tecnologia.
Perpétua Almeida deixa na próxima quarta-feira, 6, a presidência da CREDN, mas seguirá no comando da Subcomissão especial que vai acompanhar projetos estratégicos das Forças Armadas.
Por Vanessa Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário