domingo, 3 de março de 2013

Filmoteca Acreana homenageia as mulheres

André Gonzaga (Assessoria FEM)
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Pública Estadual, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), apresentará uma mostra de cinema que trata do universo feminino, com sessões permanentes às 19 horas, na Filmoteca Acreana. A primeira exibição ocorrerá na segunda-feira, 4, com o filme “Coco Chanel & Igor Stravinsky”. O compositor Igor Stravinsky apresenta sua sinfonia no Théatre des Champs-Élysées, em 1913, na cidade de Paris. Mesmo o espetáculo tendo sido mal recebido pela plateia, Coco Chanel fica deslumbrada com a música e deseja conhecer seu autor.
O reencontro entre os dois só ocorre sete anos mais tarde. Famosa, Chanel sofre pela perda do seu grande amor, enquanto Stravinsky vive em exílio na França, após a revolução russa. Ela convida o músico e sua família para se alojarem em sua casa, onde ele terá paz e o conforto necessário para compor. A oferta é aceita e, sem imaginar, logo uma forte atração surge. O dia de “Minhas Tardes com Margueritte” será na terça-feira, 5, baseado no livro “La tête en friche”, de Marie-Sabine Roger, com brilhante atuação de Gérard Depardieu.
Germain é um feirante que ainda mora com a mãe, relaciona-se com uma mulher mais nova, que dirige um ônibus, e bebe com os amigos de trabalho. Durante suas folgas, o quarentão senta-se em uma praça para comer um sanduíche, e numa dessas conhece a nonagenária Margueritte. É ela que, pela literatura de Albert Camus e Romain Gary, todas as tardes, ensina-o a ser menos tosco.
O diretor e roteirista Jean Becker tem um propósito nobre para essas aulas de literatura: ajudar o feirante a lidar com sua infância problemática, com sua mãe senil, enfim, a conhecer-se melhor. Na prática, porém, o supletivo de Margueritte afasta Germain da realidade que ele conhecia – a dos imigrantes que compõem a mão de obra barata da França –, e ainda associa essa realidade aos problemas do mundo.
“Carmem Miranda: Bananas is my Business” estará em cartaz na quarta-feira, 5. A obra conta a história da estrela portuguesa, criada no Brasil, que conquistou a imaginação e o coração do mundo. Carmen Miranda foi uma artista de imenso talento. Famosa na América do Sul, ela é descoberta por Lee Shubert, em 1939, que a leva para os Estados Unidos. A artista alcança o status de ser a brasileira mais famosa a conquistar as telas do cinema. No entanto, para os norte-americanos era mais uma figura caricata que carregava um enorme cacho de bananas na cabeça.
O filme tenta resgatá-la dessa trama, devolvendo-lhe o que há de mais fundamental: sua identidade. Por fim, a produção iraniana “Às Cinco da Tarde” encerra a mostra na quinta-feira, 7. Após a queda do regime talibã, no Afeganistão, as mulheres podem voltar a se preocuparem com a sua educação. Devido à desaprovação de seu pai, Noqreh vai escondida para a escola. Na classe, começa um debate entre os alunos que sonham se tornar presidente do país, coisa que faz com que a jovem também abrace a ideia. Entretanto, ela precisará lidar com a dura realidade, que inclui o estado de miséria e fome que a sua cunhada Leylomah e o seu sobrinho, ainda bebê, passam.
Mulher
Crianças no cinema
Para quem procura uma boa opção de lazer entre pais e filhos e, o melhor, gratuitamente, a resposta pode estar na mostra de cinema infantil da Filmoteca Acreana. As exibições ocorrem no período da manhã, com reapresentação à tarde, de segunda-feira a sábado. Livre, a classificação dos filmes contempla toda a família e a programação nunca é a mesma, sendo alterada a cada semana. Confira a agenda:
Segunda-feira, 04/03, às 10h e 15hFilme: Pocahontas: O Encontro de Dois Mundos
Terça-feira, 05/03, às 10h e 15hFilme: 101 Dálmatas
Quarta-feira, 06/03, às 10h e 15hFilme: Nanny McPhee – A Babá Encantada
Quinta-feira, 07/03, às 10h e 15hFilme: Deu a Louca na Branca de Neve
Sexta-feira, 08/03, às 10h e 15hFilme: Spirit – O Corcel Indomado
Sábado, 09/03, às 16hFilme: Rio – O Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário