segunda-feira, 11 de março de 2013

Márcio Batista é eleito Presidente da Undime

forum da UNDIME foto Marcos Vicentti   2
A eleição foi feita durante o XIII Fórum Estadual de Educação, realizado no último dia 7 (Foto: Divulgação)
O vice-prefeito e secretário Municipal de Educação de Rio Branco, Márcio Batista, é o novo presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime. A eleição foi feita durante o XIII Fórum Estadual de Educação, realizado no último dia 7, no auditório da secretaria Estadual de Educação e Batista, que passa a representar todos os secretários municipais de educação do Acre, permanecerá no cargo por dois anos. Ele diz que a prioridade é a discussão de políticas da educação para os próximos dez anos, o plano decenal.


O novo presidente relata que a Undime vai preparar a participação dos municípios acreanos na Conferência Nacional de Educação que será realizada em 2014. A de Rio Branco, já será feita no dia 9 de abril. Todas as secretarias do interior e a secretaria Estadual de Educação, também vão fazer suas próprias conferências.

Temas como o aumento de vagas nas creches e pré-escola, avanços nos índices do Ideb e a redução do analfabetismo, são pautas que vão fazer parte das conferências municipais, estaduais e da nacional. “São assuntos do dia a dia das cidades brasileiras”.

A Undime é um órgão de assessoramento técnico para os secretários de educação e a intenção de Márcio Batista é garantir o suporte necessário para que cada secretário de Educação possa desempenhar seu papel da melhor forma.

Composição da UNDIME/AC Biênio 2013/2015


Presidente: Márcio José Batista – secretário de Educação de Rio Branco

Vice-Presidente: Manuel Orleilson Ferreira da Silva- secretário de Educação de Rodrigues Alves

Secretário Geral: Sebastiana de Lima Maia - secretária de Educação de Senador Guiomar

Secretária de Finanças: Marlete dos Santos Lopes e Silva - secretária de Educação de Bujari

Undime Nacional



A Undime é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída no dia 10 de outubro de 1986. Sua sede fica em Brasília e sua missão é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

A Undime organiza e promove pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados à educação pública, cidadã e de qualidade para todos e, além disso, mantém contatos com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional. Estabelece, também, relações com as três esferas do poder público: Judiciário, Legislativo e Executivo, almejando contribuir para a formulação, promoção e acompanhamento de políticas nacionais de educação.

Ao longo de sua existência, a Undime legitimou-se como instância representativa da educação nos municípios brasileiros, desempenhando papel importante nos processos de discussão, formulação e implementação de políticas nacionais de educação. E se tornou referência nacional, especialmente quando se trata de ações objetivas que busquem a melhoria do ensino público brasileiro.

Por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, a Undime proporciona aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.
 
Assessoria PMRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário