segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fenda aberta em rua do bairro Seis de Agosto ameaça desabrigar famílias


Bairro 06 e Agosto  Foto Marcos Vicentti 1
Rio Acre baixou muito rápido, a água infiltrada na encosta não baixou na mesma velocidade, danificando o barranco, diz prefeitura (Foto: Divulgação)
Sábado, 20, uma enorme fenda se abriu na rua Primeiro de Maio, no bairro Seis de Agosto, ameaçando desabrigar onze famílias. Nesta segunda-feira, 22, pela manhã, o prefeito Marcus Alexandre vistoriou o local e conferiu de perto a situação das famílias.

Equipe da Defesa Civil Municipal e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semsa) passaram o domingo no bairro fazendo o levantamento da situação das famílias e, já nesta segunda-feira, as onze casas que atingidas foram interditadas pela prefeitura para garantir a segurança dos moradores.

Aos moradores, o prefeito Marcus Alexandre fez questão de explicar um dos eventuais motivos para que uma fenda tenha sido aberta na rua Primeiro de Maio: como o rio Acre baixou muito rápido, a água infiltrada na encosta não baixou na mesma velocidade, danificando o barranco.

A solução imediata apresentada pelo prefeito Marcus Alexandre aos moradores é retirar as famílias e colocar as que tiveram as casas atingidas no aluguel social da prefeitura. Em um segundo momento, diz ele, será feito o cadastro dessas pessoas para que possam ser inscritas em programas habitacionais do governo do Estado, como o Cidade do Povo.

“Nossa preocupação é garantir assistência para todas as famílias para que ninguém fique desabrigado nesse momento e, sobretudo que fiquem em local seguro. Vamos estudar caso a caso para que as onze famílias sejam beneficiadas”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

Outra medida a ser adotada pela prefeitura de Rio Branco é o monitoramento do local feito pela Defesa Civil. Isso será feito através de um estudo a ser realizado para verificar se a fenda corre em direção ao rio ou em direção as casas que ainda não foram atingidas.

Quem gostou da visita do prefeito Marcus Alexandre à rua Primeiro de Maio foi dona Francisca da Silva. Sua casa está entre as atingidas pela fenda que se abriu no meio da rua e ela terá que deixar o local. “Mas o prefeito Marcus Alexandre veio aqui nos prestar assistência e tirou todas as nossas dúvidas e agora estamos mais tranquilos”, afirmou.

Além da Seis de Agosto, o prefeito Marcus Alexandre visitou também a rua Floriano Peixoto, no trecho onde parte está interditado em decorrência do desbarrancamento da rua em frente ao colégio São José. O prefeito Marcus Alexandre irá apresentar, em Brasília, projeto para que seja construído um muro de contenção no local.


Assesoria PMRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário