quinta-feira, 23 de maio de 2013

INVESTINDO NA PRODUÇÃO – Prefeitura de Cruzeiro do Sul determina aradagem de mais de 1.200 hectares de terras de pequenos agricultores rurais


Sales_02
A prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou um dos maiores projetos de incentivo a produção agrícola no Vale do Juruá. Depois de estruturar a Secretaria de Agricultura municipal, o prefeito Vagner Sales (PMDB) determinou a aragaem de mais de 1.200 hectares de terras de pequenos produtores rurais, que contarão com equipamentos agrícolas e assistências técnica especializada para melhorar a qualidade da produção rural.
Segundo Vagner Sales, seus primeiros quatro anos de mandato foram de intenso trabalho para reestruturar a Secretaria de Agricultura e levar os benefícios do poder público municipal ao setor produtivo de Cruzeiro do Sul. “Precisamos investir na produção para garantir o desenvolvimento com base na verdadeira sustentabilidade, não só do meio ambiente, mas pensando no homem do campo que merece incentivo para trabalhar”, diz Sales.
Nos primeiros 30 dias, do projeto Prefeitura em Ação foram aradadas mais de 200 hectares.  A meta da prefeitura de Cruzeiro do Sul é de trabalhar mais de 1.200 hectares de terras, neste primeiro ano de mandato de Vagner Sales. 12 novos tratores foram adquiridos e levados às comunidades rurais do município. Sales determinou à secretaria de Agricultura, que colocasse em prática diversas ações voltadas ao desenvolvimento econômico e sustentável.
O prefeito destaca que nos primeiros quatros anos de administração investiu fortemente na aquisição de equipamentos e especialização técnica dos gestores da pasta de agricultura que se encontrava abandonada. “Adquirimos 11 tratores que contribuíram para trabalhar de mais de cinco mil hectares de terra. A prefeitura também recebeu mais 30 micros tratores. O cenário é diferente dos três tratores que a prefeitura possuía”, comemora Sales.
De acordo com informações da secretária de Agricultura de Cruzeiro do Sul, mais 350 hectares de terra foram transformados em áreas propícias ao cultivo de frutas, hortaliças e a tradicional mandioca, além da facilidade na limpeza de arrancadores e roçagem. Centenas de famílias foram atendidas. “Nunca se viu tantos benefícios voltados à mecanização agrícola. O foco é manter o homem no campo, oferecendo  incentivos a produção”, destaca Vagner Sales.
“As leis e a fiscalização ambiental são rígidas com as pessoas que tentam sobreviver através da produção. Estamos encarando um desafio de incentivar a produção com base na sustentabilidade. Este é um antigo sonho que será concretizado com a aproximação do executivo, que contratou técnicos e agrônomos para acompanhar, orientar e desenvolver mecanismos que aliam preservação e incentivo da produção”, enfatiza Sales.
Após os rigores do inverno amazônico, a prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou os trabalhos de mecanização agrícola. Desde o dia 14 de abril, tratores estão trabalhando na primeira etapa, que atenderá 12 comunidades rurais, que receberão assistência e acompanhamento da secretaria de Agricultura.  “Estamos dinamizando o serviço de redistribuição dos equipamentos de aragem nas comunidades que apresentam condições ao plantio”, diz o técnico de campo, Jorge Leite.
Paralelo às ações em execução nas comunidades beneficiadas pelo projeto, a prefeitura de Cruzeiro do Sul também desenvolve um programa com foco no plantio direto, sem o uso de grades aradoras, preservando o solo por meio da eliminação total do uso do fogo, técnica que garante melhorias e preserva a fertilidade do solo, reduzindo de modo significativo a mão-de-obra e aumentando os lucros do produtor rural.
Sales_03
PRODUZIR MAIS E COM QUALIDADE
O principal objetivo da prefeitura de Cruzeiro do Sul é fazer os pequenos agricultores produzir mais e com qualidade. A atual gestão adquiriu 18 barcos para transportar a custo zero, a produção das comunidades ribeirinha. 90% dos ramais também contam com caminhões do poder público municipal e veículos alugados que atendem gratuitamente diversas comunidades produtoras na zona rural da segunda maior cidade do Estado.
“Cruzeiro do Sul tem um setor produtivo forte, organizado e desenvolvido. Temos investimentos consolidados na agricultura e na piscicultura. A prefeitura construiu centenas de tanques para criação de peixe e conta com três escavadeiras hidráulicas para continuidade do projeto. Inauguramos uma Central de Comercialização, aonde o produtor poderá vender seu produto diretamente ao consumidor. Nosso compromisso, incentivar a produção e oferecer produtos de qualidade a população urbana”, finaliza Vagner Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário