segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Acre alcança meio milhão de eleitores; Mulheres são maioria

imageO cadastro Nacional de Eleitores aponta que o Acre alcançou nesta sexta-feira, 16, um total de 500.077 eleitores, uma evolução de 4,4% do eleitorado em relação ao ano de 2012. Rio Branco é a cidade com o maior número, somando 230.090 eleitores aptos a votar.
A administração do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) acredita que a marca de meio milhão de eleitores foi alcançada mais rapidamente em razão do recadastramento biométrico dos eleitores de Rio Branco, oportunidade em que há regularização de títulos cancelados e inserção de novos eleitores no cadastro.
“É um percentual que pelo menos em Rio Branco tende a crescer em razão do chamamento que a Justiça Eleitoral está fazendo para o recadastramento biométrico dos eleitores. O processo é rápido e gratuito, mesmo para que os possuem alguma pendência,”, destacou o presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini.
O presidente reforçou que o Cadastro Nacional de Eleitores não fecha em 2013, já que este não é um ano eleitoral, portanto, uma boa oportunidade para àqueles que estão com título cancelado buscarem a regularização e, ainda, para os novos eleitores entre 16 a 18 anos tirarem o primeiro título ao longo do ano. Em ano eleitoral, o cadastro é fechado em maio, eliminando qualquer possibilidade de alterações ou novas inserções.
No Estado há mais de 25 mil títulos cancelados e outros 6.807 suspensos. Os eleitores de Rio Branco estão isentos de pagamento de taxa de regularização em razão do recadastramento biométrico, e poderão procurar o atendimento de segunda a sexta, de 8h às 15 horas, nos postos localizados na cidade, um no prédio da avenida Ceará, n. 861, próximo ao Terminal Urbano, e outro no Fórum Eleitoral de Rio Branco, na BR 364, Km 02, em frente ao TRE.
Mais mulheres votando
Maior parte do eleitorado do Estado é representando pelo sexo feminino: 252.774 contra 248.667 do sexo masculino. As estatísticas apontam ainda que no Acre há mais eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos, somando 135.262. A faixa etária com o menor número de votantes é a 16 anos, que representa apenas 0,8%, com 4.437 eleitores aptos. Nessa idade o voto é facultativo, tornando obrigatório somente a partir de 18 anos.
As informações são da Ascom TRE-AC, por Renata Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário