quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Infrações de trânsito podem ser convertidas em advertência por escrito

imageO Departamento Estadual de Trânsito (Detran), investe continuamente em ações que resultem na diminuição dos índices de acidentes de trânsito, principalmente na capital, onde a frota é maior e já chega ao número de 100 mil veículos circulando diariamente nas ruas da cidade de Rio Branco.
Velocidade e a mistura de álcool e direção são as principais causas de mortes no trânsito, pensando nisso o Detran Acre, implantou a operação Álcool Zero que visa o combate a alcoolemia ao volante e recentemente a fiscalização eletrônica que tem seu foco principal no excesso de velocidade.
Para ter certeza de que as ações estão surtindo efeito, são realizados todos os meses estudos técnicos que apontam os números de acidentes, locais e tipos de vítimas. Recentemente, o setor de estatística da polícia militar que trabalha em parceria com o órgão de trânsito apresentou ao ministério público do Estado do Acre, números que mostram significativa redução nos números de acidentes ocorridos nos pontos onde a fiscalização eletrônica foi implantada.
“Na Via Chico Mendes, próximo ao posto Amapá, por exemplo, em 2011 tivemos sete acidentes com vítimas e 34 sem vítimas. Já em 2012 o número subiu para nove acidentes com vítimas e 31 sem vítimas. Já em 2013 o número caiu para quatro acidentes com vítimas e 11 sem vítimas”, explica a diretora do órgão, Sawana Carvalho.
Sawana continua: “Na avenida Ceará com a rua Marechal Deodoro, também temos uma considerável redução. De quatro acidentes com vítimas e 15 sem vítimas em 2011, caímos para dois acidentes com vítimas e 6 sem vítimas. Importante ressaltar que esses estudos são referentes ao período de janeiro a junho dos anos de 2011, 2012 e 2013”, frisa.
Considerando esse número expressivo na redução de acidentes não somente em Rio Branco, mas em todo os demais municípios é que o governo do Estado utilizando de suas atribuições regulamenta através da portaria nº 1442/2013, publicada hoje, 28, no Diário Oficial do Estado, a aplicação do artigo 267 do código brasileiro de trânsito (CTB), que versa sobre a transformação da penalidade de multa decorrente de infração de trânsito de natureza leve ou média em advertência por escrito.
“Para isso basta que o condutor não tenha cometido a mesma infração nos últimos doze meses. Ele deve apresentar um requerimento, juntamente com a notificação de autuação, no setor de multas do Detran, localizado na sede, em frente ao posto de saúde Barral y Barral”, garante a diretora.
“Isso mostra que estamos atentos as necessidades de implementar políticas educativas inovadoras para o trânsito e mostra também a gradativa conscientização da sociedade acreana para com os cuidados que devemos tomar no trânsito para a preservação de vidas, que aliás, é a nossa principal meta”, finaliza Sawana.
As informações são da Agência Notícias do Acre, por Jannice Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário