segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Primeiros estrangeiros contratados pelo 'Mais Médicos' chegam ao Acre

imageVindos de Cuba, Venezuela e Espanha, dez novos médicos  contratados por meio do 'Programa Mais Médicos', do Governo Federal, chegaram ao Acre na tarde deste sábado (14), para trabalhar no estado. Cinco profissionais começam a atuar em Rio Branco, a partir do dia 20 de setembro, e os outros cinco devem se deslocar para o interior.
De acordo com a secretária Estadual de Saúde, Suely Melo, a vinda destes médicos representa, principalmente, o fortalecimento da atenção básica. "A atenção primária deverá ser resolutiva para 80% dos casos de saúde. Então, nós vamos ter um 'desafogamento' da pressão nas unidades de média e alta complexidade. Além de poder trabalhar melhor a prevenção nas unidades de saúde. Consequentemente, teremos uma população mais saudável", diz.
A médica acreana Michele Melo se formou na Espanha e com a ajuda do programa pode retornar ao estado. Ela é uma das que vai atuar em Rio Branco. "É para trazer à população acreana a assistência que o povo merece. A gente está muito feliz, querendo fazer a diferença mesmo", afirma.
Saúde indígena
Pelo menos três médicos alocados para o interior vão compor o quadro de saúde indígena no Purus e Juruá. Sônia Gonzales Teles veio de Cuba e é clínica geral. Com 25 anos de experiência, ela se diz satisfeita em fazer parte da equipe. "Como profissional, meu trabalho é dar todo o amor, carinho e usar os conhecimentos científicos para melhorar a saúde da população com características especiais que representam nossas origens. Estou muito orgulhosa de trabalhar com eles", comenta.
Para o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do alto Rio Juruá, Paulo Roberto, a ajuda veio em boa hora. "A vinda desses médicos para cá representa uma ação de grande importância. Hoje, eu tenho três municípios desassistidos por médicos nas ações da saúde indígena. Esses que estamos recebendo, vamos poder alocar nesses locais", afirma.
Rayssa Natani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário