segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Campanha incentiva jovens a tirar título e votar em 2014

imageOs cartórios eleitorais dos municípios do Acre já estão prontos para receber os jovens eleitores que pretendem tirar o título de eleitor. A ação faz parte da campanha Jovem Eleitor desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com os TREs, que incentiva os cidadãos de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – procurar um cartório eleitoral para tirar o título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014.
Em Rio Branco mais de 4 mil jovens já fizeram o alistamento eleitoral desde março desse ano, em razão da revisão biométrica. O horário de atendimento dos cartórios no interior é de 9h às 18h sem intervalo para o almoço. Em Rio Branco, o alistamento eleitoral deve ser realizado em um ponto de recadastramento biométrico.
O estudante Eliúde de Souza,16 anos, já fez o alistamento, ele diz que não quer deixar de votar nas próximas eleições. “Acho importante escolher os nossos representantes, com o cuidado de escolher pessoas qualificadas, só assim é que podemos cobrar mudanças na sociedade”, disse.
A campanha também tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional, primeiramente por meio do voto consciente, em candidatos com a ficha limpa e, em seguida, com ações de fiscalização da atuação de seus representantes. Além disso, a iniciativa busca evitar a formação de filas nos cartórios às vésperas da eleição.
Para tirar o primeiro título, basta o jovem comparecer a um cartório eleitoral ou um ponto de recadastramento biométrico, munido de documento original de identidade, CPF e comprovante de endereço. Os rapazes maiores de 18 anos devem apresentar Certificado de Reservista.
Renata Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário