sexta-feira, 15 de maio de 2015

No Conjunto Jequitibá, Marcus Viana inaugura 11ª unidade de Saúde em sua gestão na capital

unnamed
De porte IV, a UBS, com capacidade para atender oito mil pessoas
A 11ª Unidade Básica de Saúde da gestão Marcus Alexandre Viana foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 15, no Conjunto Jequitibá, bairro Calafate. A unidade Máximo Diogo Magalhães foi entregue à comunidade pelo prefeito de Rio Branco durante solenidade com a presença de servidores e da comunidade beneficiada pela obra.
De porte IV, a UBS, com capacidade para atender oito mil pessoas, conta com equipes formadas por médico, dentista, auxiliar de cirurgião dentista, enfermeiro, técnico em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
No Conjunto Jequitibá, Marcus Viana inaugura 11ª unidade de Saúde em sua gestão
Esses profissionais atenderão a comunidade numa estrutura com sete consultórios, sendo três de médicos, três da enfermagem e um consultório odontológico, além de uma Sala da Criança e das salas de coleta, imunização, curativo, esterilização, expurgo, reunião, farmácia, despensa, copa e banheiros para servidores e usuários, adaptados para os portadores de necessidades especiais.
O prefeito Marcus Viana lembrou que a nova UBS é um reforço ao Centro de Saúde Rosângela Pimentel, no Calafate, que também atende regiões vizinhas, mas que fica distante do Jequitibá. “Aqui é especial porque durante anos a grande referência para o Calafate foi o Rosângela Pimentel. Agora nós temos duas unidades para atender nessa região. E aquela unidade ficava distante para atende o Portal da Amazônia, o Jequitibá, o Waldemar Maciel. Agora nós vamos ter duas unidades de referência e essa aqui é a maior hoje. E é a 11ª que a gente entrega. Tenho a certeza que a gente vai poder atender melhor toda a região do Calafate a acolher melhor aqui as famílias com essa estrutura que foi construída no padrão do Ministério da Saúde”, informou o prefeito.
A obra custou pouco mais de R$ 500 mil. Os recursos são do Fundo Nacional de Saúde, do governo federal, com contrapartida da prefeitura de Rio Branco.
A homenagem
A Unidade de saúde do Jequitibá, como homenagem, leva o nome do técnico em enfermagem Máximo Diogo Magalhães, que atuava como uma espécie de médico para os moradores do bairro Valdemar Maciel, Portal da Amazônia e região, sempre como voluntário. Trabalhou no Pronto Socorro de Rio Branco, Hospital de Base e Fundação Hospitalar.
Desde o início de sua gestão, o prefeito Marcus Alexandre, tem homenageado, personagens importantes para as comunidades, como parteiras, rezadeiras, técnicos em enfermagem e outros, dando seus nomes às unidades de saúde.
Luciano Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário